quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Somos Todos Hipócritas


Segundo o Aurélio, hipócrita é aquele que se comporta com hipocrisia; que age como se tivesse um sentimento que não possui; que finge ou dissimula sua verdadeira personalidade ou sua maneira de pensar acerca de uma pessoa ou coisa, geralmente, por possuir interesses ou para se esconder. Dentro desse significado podemos incluir a quase totalidade da sociedade moderna, ou seja, eu e você também estamos nesse meio. Enfim, nós podemos defender muitas causas, mas será que realmente concordamos com todas? E pior, mesmo concordando em conceitos, será que refletimos isso em atitudes? Pois é, tenho visto muita coisa nas redes sociais que me faz pensar sobre o nosso senso coletivo. E digo isso analisando a situação como um todo, até no que me diz respeito. Como exemplo, podemos citar o resgate de beagles no Instituto Royal. Bom, eu sempre fui contra testes em animais, mas também tenho o infeliz (ou feliz) hábito de tomar medicamentos quando me sinto doente. Seria o tal mal necessário? Em parte, eu diria. A lei permite o uso de animais para experimentos científicos, mas "com o mínimo desconforto possível" e "quando não há meio substituto", devendo os animais sofrerem eutanásia logo após os procedimentos. Mas não foi essa a realidade que os "bandidos" viram ao chegarem no Instituto. O que viram não era ciência. Era mais um depósito de cobaias, algumas mortas, outras feridas, que talvez fossem reutilizadas...ou talvez não. A Lei não proíbe os testes, mas no caso de medicamentos, há uma necessidade expressa em outros dispositivos legais de realizar testes em cobaias antes de testar em humanos. Sim, o teste de medicamentos em cobaias é lei, mas o de cosméticos não! O problema é que é mais fácil matar cobaias do que investir em tecnologias mais eficientes e éticas. Trata-se de preço e, quando o dinheiro entra pela porta da frente, a moral sai pela porta dos fundos. É triste, mas é o mundo.

Outra coisa que me intriga são as nossas tecnologias. Os mesmos manifestantes que lutam pelas ruas do país buscando dignidade e respeito (entre eles eu e você) retratam cenas desse momento histórico e postam na web em tempo real. Para isso fazem uso das mais variadas tecnologias, como smartphones, tablets, etc... mas ignoram o fato dessa mesma tecnologia ter sido produzida por trabalhadores em regime análogo ao escravo em alguma plataforma de exportação na Asia. Pois é, a modernidade também tem suas cobaias, que como os amáveis beagles, servem de base para que tenhamos sempre os melhores computadores, celulares, câmeras fotográficas, entre outros. Mais uma vez, é o dinheiro vencendo a decência. Será que alguém vai invadir as fábricas chinesas e libertar aqueles chinesinhos fofinhos e inocentes? Um dia, talvez...quem sabe?


Fato é que enquanto digito esse texto, provavelmente uma criança foi estuprada em algum lugar, uma mulher foi traficada para a Europa, um jovem usou crack e a polícia torturou e matou um inocente para em seguida colocar a culpa em traficantes na Rocinha. Claro, a realidade é sempre pior, mas relevadas as respectivas estatísticas, vamos continuar com essa análise torta da nossa sociedade. Na verdade, somos uma sociedade torta que luta por causas nobres desde que elas não esbarrem na nossa linha de conforto. E sim, você pode ser uma pessoa íntegra, que nunca comeu carne, sempre usou produtos éticos, se atenta à política do seu país e faz algo para modificá-la, mas ainda assim a soja que você come foi plantada em uma área que muito provavelmente era cerrado e isso te faz responsável pela destruição constante desse e de outros biomas. O que quero dizer é que não importa o quão correto você seja, sempre haverá algum dano gerado ao meio pelas suas condutas, seja meio ambiente ou meio social. Foi covardia o que fizeram com os beagles? Claro! Isso é inegável! Mas também foi covardia o que fizeram com os judeus no Holocausto e isso não impediu algumas descobertas feitas com base no sofrimento daquelas pessoas de serem aplicadas à medicina e ciência modernas. É correto? Certamente não, mas para muitos, é considerado progresso. 


Talvez a nossa missão seja mesmo progredir aprendendo com nossos erros e nos policiando diariamente para fazer desse mundo um lugar melhor. Sem a força moral de algumas pessoas realmente preocupadas com a dor do próximo (como eu e você), talvez a sociedade mergulhasse num mar de sombras sem esperança de retorno. Talvez essa onda de consciência experimentada por pessoas no mundo inteiro traga a evolução que tanto precisamos, ou talvez incomode aqueles que vivem do sangue de inocentes e provoque, num futuro próximo, mais uma grande Guerra. Vai saber... Acho que o futuro é um salto no vazio e a gente só sabe o que tem no fim quando pula. 

No fundo vegetarianos, ativistas, militantes, eu e você somos todos hipócritas, mas nem por isso deixamos de fazer o que julgamos correto ainda que isso não resolva todo o problema. Ao menos a parte que nos cabe está sendo realizada. A questão é: Isso basta? Não. É nossa obrigação dar de nós o melhor que tivermos para modificar o meio em que vivemos. Caso contrário, além de hipócritas, seremos o mais fiel retrato desse sistema obscuro e sem face que dia após dia nos modela e oprime. 

Nenhum comentário: